Barra da Tijuca: Um outro lado do Rio

A Barra da Tijuca, esse pedaço de Rio de Janeiro que fica um pouco distante da famosa Zona Sul, mostra de maneira generosa o que faz desta uma Cidade Maravilhosa. Uma mistura equilibrada e estimulante de lojas bacanas, ótimos restaurantes, atrações culturais e deslumbrante natureza. A Barra da Tijuca é considerada a maior praia do Rio de Janeiro, é “dona” de quase 15 km de orla. Praias mais tranquilas – quando comparada com o fervo de Copacabana ou Ipanema – com areia branca e mar azul. Um convite para viver o melhor do lifestyle carioca.

Toda essa região oeste da cidade – que inclui também Jacarepaguá e Recreio dos Bandeirantes – consolidou-se como o novo turismo no Rio a partir de 2016, quando o Brasil recebeu os Jogos Olímpicos. E não poderia haver melhor lugar para uma Olimpíada: o esporte é a marca da Barra da Tijuca. Sempre haverá futevôlei, gente correndo ou pedalando, praticando slackline ou surfando. Se é para viver ali, que seja ao ar livre!

A Barra é mesmo um Rio de Janeiro diferente. Com muito mais verde no entorno e maior extensão de areia, a beira da praia é um atrativo à parte. A sensação é de estar bem próximo da natureza, em um local menos urbano e mais praiano, mais descontraído, mais relax. As velas coloridas de kitesurf desenhadas sobre o imenso azul do céu e do mar contribuem para realçar essa impressão.

É como disse uma amiga ao retornar de uma temporada no Rio: “Do pedaço de praia perto da clássica barraca do Pepê, ponto de encontro de quem curte um surf, passando pela Praia da Reserva, recanto mais sossegado e preservado na beira da Lagoa de Marapendi, continuando pelo Recreio e Pontal até chegar na Praia da Macumba, seguramente você vai encontrar a sua turma”.

Aventuras

Caiaques nas Ilhas Tijucas

O Espaço Pura Vida está entre aquelas parada essenciais que fazem a gente se sentir “local”, integrado ao jeito carioca de ser. A casa, localizada em frente ao canal da Barrinha, é o local ideal para ficar em contato com a natureza, praticar esportes, yoga e ainda se alimentar de maneira saudável.

Lá é possível alugar pranchas de stand up paddle (SUP), caiaques e realizar a travessia até as Ilhas Tijucas – arquipélago entre São Conrado e Barra – em grupos de amigos ou em família. Outra atração especial é o passeio de big SUP, prancha que comporta até 10 pessoas: uns remam, outros apreciam a vista, todos se divertem. Para completar o programa, o Espaço Pura Vida oferece hambúrgueres veganos, wraps, açaís, sucos, vitaminas e sobremesas saudáveis. Nos finais de semana há opções de café da manhã e almoço. Dá pra ficar lá o dia todo.

A Barra é mesmo um Rio de Janeiro diferente. Com muito mais verde no entorno e mais areia, a beira da praia é um atrativo à parte. A sensação é de estar bem mais próximo da natureza.

Quem curte o SUP precisa conhecer também a Casa do Remo, que fica na beira do canal do mangue, na Barra da Guaratiba, com suas águas calmas e sem ondulação. Ali é possível alugar equipamentos e aproveitar a linda paisagem, que mescla praias, restingas, manguezais e mata atlântica.


Fome de quê?

Barraca do Pepê

A barraca do Pepê, quiosque mais famoso de sucos e sanduíches da cidade, é point da galera mais jovem que mora no bairro. Fica bem no comecinho da Praia da Barra. E essa é só uma das opções, pois a Barra passou por uma revolução gastronômica nos últimos anos. Você encontrará por lá o TT Burger, famoso hambúrguer do chef Thomas Troisgrois, e também o restaurante vegetariano .Org Bistrô, da Tati Lund, apresentadora do canal GNT. Se a fome é de pizza, vá na Bráz. Os shopping centers têm alas gourmets com opções para todos os gostos, incluindo restaurantes bem especiais, como a CT Brasserie e Pâtisserie, do chef celebridade Claude Troisgros, o Pobre Juan, clássico do Rio, e o Aconchego Carioca, com seus bolinhos incríveis – prove o de feijoada. Todos esses estão no Village Mall, um dos shoppings mais novos e mais bonitos do Rio.


Mergulho em cultura

Cidade das Artes

A Barra da Tijuca reserva diversas surpresas para quem adora arte e cultura. A Fundação Cidade das Artes ocupa um prédio que parece uma escultura, projetado pelo arquiteto francês Christian de Portzamparc. Só isso já valeria a visita. A Fundação dá luz e espaço a todas as manifestações artísticas: música, teatro, cinema, dança, artes plásticas.
O complexo abriga duas salas de espetáculos – a Grande Sala e o Teatro de Câmara – e 21 espaços multiúso, com galeria de arte, salas de ensaio, salas de aula, sala de leitura, lojas, cafeteria e restaurante e jardins. Sempre tem programação rolando e, por isso, a cada ida ao Rio vale a pena conferir o site: cidadedasartes.rio.rj.gov.br.


Casa do Pontal

Museu Casa do Pontal

Outro programa cultural muito interessante é a visita ao Museu Casa do Pontal. O acervo de arte popular brasileira – são aproximadamente 5 mil esculturas de mais de 200 artesãos de todas as regiões do país – é resultado da dedicação do designer francês Jacques Van de Beuque, que pesquisou o assunto por mais de 40 anos. O museu fica num sítio com um jardim que convida a curtir o dia a céu aberto.

Para quem curte arte e cultura, a Barra da Tijuca reserva ótimas surpresas, como a Fundação Cidade das Artes


Sítio Burle Marx

Sítio Roberto Burle Marx

Parece um sonho, mas é a casa onde viveu o paisagista Roberto Burle Marx. O sítio detém um acervo botânico e paisagístico que inclui cerca de 3 mil e quinhentas espécies cultivadas, com ênfase em plantas tropicais do Brasil, além de estar localizado em uma região de vegetação nativa. Residência do paisagista entre 1973 e 1994, ano de sua morte, o sítio é reconhecido como uma das mais importantes coleções de plantas vivas existentes no mundo.
O lugar é lindíssimo e vale muito uma visita. Escolha um dia de céu limpo e reserve algumas horas para percorrer com calma os jardins, a casa do artista, seus dois ateliês e uma pequena capela do século XVII restaurada por Burle Marx.


Verde e azul

Parque Nacional da Tijuca

A Barra da Tijuca combina mar e mato. Além das já citadas maravilhosas praias, há uma infinidade de parques e florestas. O Parque Nacional da Tijuca integra a lista dos mais procurados e visitados no Brasil: são 2 milhões de visitantes por ano. É uma oportunidade de mergulhar na natureza num cenário que reúne montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas. A trilha para a Pedra da Gávea leva a um dos mirantes mais bonitos da cidade.


Laghetto Stilo Barra Rio

Piscina – Hotel Laghetto Stilo Barra Rio – Foto: Eduardo Almeida

A Rede Laghetto Hotéis, reconhecida pela forte presença no Rio Grande do Sul, chegou ao Rio de Janeiro ocupando um dos melhores endereços da cidade: o prédio fica de frente para a Av. Lúcio Costa, à beira-mar, e a entrada do hotel é feita por uma tranquila rua lateral, a Marcelo Roberto.

O Stilo Barra Rio dispõe de 311 apartamentos e suítes e uma estrutura completa, incluindo restaurante, piscina, jacuzzi, bar, fitness center, SPA, sauna seca e úmida, centro de eventos e business center. E toda a exclusividade em serviços especiais, como locação de bicicletas, menu de travesseiros, Guest Relations. O hotel é “pet friendly”: cães e gatos de pequeno e médio portes são bem-vindos.

E você? O que achou das nossas dicas para curtir a Barra da Tijuca? Quais destes atrativos você pretende visitar na sua próxima viagem ao Rio? Conta pra gente nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA ImageChange Image

Continue lendo

Canela

Mascotes de Gramado juntos pela prevenção

Os mascotes dos parques, hotéis, restaurantes e lojas de chocolates de Gramado e Canela juntaram-se para promover uma causa muito importante, o turismo responsável. A Paradinha dos mascotes foi idealizada e organizada pelas secretarias de Turismo e Trânsito das cidades de Gramado e Canela com a parceria do Bustour o ônibus turístico oficial dos municípios.

LEIA MAIS »
Porto Alegre

Laghetto Hotéis: Um Grenal longe dos gramados

 Quartos temáticos, obras de arte e bares: todos ligados pela mesma paixão Não são muitas cidades do mundo que podem se orgulhar de ter dois estádios padrão Fifa. Muito menos as que têm dois campeões mundiais para desfilar por seus bons gramados. Porto Alegre e a dupla Grenal carregam esses títulos. A revista inglesa FourFourTwo e o

LEIA MAIS »
Rio Grande

Laghetto Viverone Rio Grande receberá Desafio 24 Horas Degrau Solidário

No próximo dia 1º de junho, terça-feira, o hotel Laghetto Viverone Rio Grande, será palco do Desafio 24 Horas Degrau Solidário, que tem objetivo de arrecadar cobertores, agasalhos e alimentos, que serão doados a pessoas em situação de rua, e também a famílias carentes. O desafio é mais uma iniciativa do ultramaratonista paraolímpico deficiente visual

LEIA MAIS »

Central de Reservas
0300 3130 925
Reservas Serra Gaúcha
(54) 3421 8191
(54) 9 9705 9056
Seg. a Sex. das 8h às 23h
Sáb, Dom. e Feriados das 9h às 19h
Reservas Porto Alegre
(51) 3302 2420
(51) 9 9687 3596
Seg. a Sex. das 9h às 19h
Reservas Rio de Janeiro
(21) 3509 9000
(21) 9 9029 3955
Seg. a Sex. das 9h às 17h

Rede Laghetto Hotéis
Rua Cel. João Correa, 287 – sala 05, Centro
Gramado – RS

Laghetto hotéis | Todos os direitos reservados.