Bandeira Preta na Serra Gaúcha: Entenda o que muda

A Serra Gaúcha entrou na bandeira preta do programa de Distanciamento Controlado do governo do estado do Rio Grande do Sul, entenda as mudanças de protocolos de combate ao Covid-19

Na tarde de hoje (22), o governador do Rio Grande do Sul – RS, Eduardo Leite (PSDB), confirmou a mudança da bandeira vermelha para a bandeira preta do Distanciamento Controlado, em 10 macrorregiões do estado, incluindo as regiões de Porto Alegre e Serra Gaúcha, que agora passarão a adotar regras mais rígidas de distanciamento.

Pratique o Turismo Responsável

Nós, assim como você, amamos viajar, conhecer novos lugares e viver novas experiências. Viajar faz bem, mas é muito importante que neste momento de pandemia todos estejamos dispostos a proteger uns aos outros. E é por isso que a Rede Laghetto apoia o Turismo Responsável. Use máscara, lave as mãos, mantenha o distanciamento. Contamos com a sua colaboração! Juntos podemos vencer o vírus!

Entenda o Distanciamento Controlado do RS

Desde o início da pandemia, o Rio Grande do Sul passou a adotar um sistema de cores para identificar e monitorar a incidência da Covid-19 no estado. O sistema permite enrijecer ou flexibilizar as regras de acordo com as necessidades de cada região do estado.

Como forma de dar autonomia a algumas regiões econômicas do estado, como a Serra Gaúcha por exemplo, o governo estadual criou também o Modelo de Cogestão Regional, permitindo que Prefeitos e governo estadual dialoguem e elaborem um modelo mais específico para as necessidades da região. No caso da Serra este modelo foi elaborado pela AMESNE (Associação de municípios da Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul).

De acordo com o modelo regional algumas regras da bandeira vermelha podem vigorar mesmo na bandeira preta, resultando assim um modelo “intermediário” entre as bandeiras vermelha e preta.

Simplificando

Para deixar um pouco mais claro para trabalhadores e turistas da Serra Gaúcha quais são as regas vigentes o Sinditur Serra Gaúcha elaborou um texto simplificando as principais regras que estarão vigentes nos próximos dias. Confira a seguir:

Restaurantes, lanchonetes e Lancherias:
– 50% dos trabalhadores
– 25% de lotação
– Grupos de no máximo 6 pessoas
– Mínimo de 2m entre mesas
– Apenas clientes sentados
– Apenas Buffet Assistido

Restaurantes de autosserviço
– Fechado

Hotéis
– Apenas 60% dos quartos para hotéis que possuem o selo do MTur (na cidade de Gramado: apenas 50% dos quartos)

Parques temáticos e atrações turísticas
– Apenas 50% dos trabalhadores e 25% da lotação
– Obrigatório selo do MTur
– Apenas grupos de até 8 pessoas

Lojas
– Lotação máxima de 1 pessoa com mascara para cada 6m² de área de circulação

Lembrando que as regras ainda podem ser alteradas de acordo com novos decretos municipais ou estaduais. Então fique sempre atento aos veículos de comunicação para saber quais as regras vigentes.

Se você é hóspede Laghetto e possui reserva para os próximos dias e está com dúvidas a respeito dos protocolos, você também pode entrar em contato com a nossa central de reservas pelo fone 0300 3130 925.

There are no comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.

×